A Bicicletada

A Bicicletada é um movimento sem líderes inspirada na Massa Crítica, ou Critical Mass, uma “coincidência organizada” que começou a tomar as ruas de São Franscisco nos EUA no início dos anos 90. A frase “não estamos atrapalhando o trânsito, nós somos o trânsito” expressa bem a filosofia do movimento.

Os principais objetivos da Bicicletada são divulgar a bicicleta como um meio de transporte, criar condições favoráveis para o uso deste veículo e tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano. A Bicicletada, assim como a Massa Crítica, não tem líderes ou estatutos, o que leva a variações de postura e comportamento de acordo com os participantes de cada localidade ou evento. Por exemplo, alguém pode participar não por razões ambientais, mas movido por teorias de justiça social. Muitos participam não em oposição a alguma coisa, mas simplesmente por gostar da oportunidade de se locomover na cidade de forma segura e com outras pessoas.

O maior mote da Bicicletada é “um carro a menos”, usado principalmente para tentar obter um maior respeito dos veículos motorizados que trafegam nas ruas saturadas das grandes cidades.

As Massas Críticas são passeios auto-organizados e independentes – geralmente apenas o local de encontro, o dia e o horário são definidos. A maioria deles ocorrem toda última sexta-feira do mês. Em algumas cidades, o trajeto, o ponto de chegada e as atividades ao longo do percurso são decididos somente quando o evento já esta ocorrendo. Claramente existe um caráter de protesto nesses eventos: os participantes demonstram, se reunindo em público, as vantagens de usar a bicicleta como meio de transporte nas cidades e também alertam para as mudanças necessárias no espaço urbano para melhor acomodar os ciclistas.

A Bicicletada Recife acontece toda última sexta-feira do mês, com saída às 19h (concentração às 18h) da Praça do Derby (Coreto próximo ao Bradesco). Apareça e incorpore-se à massa!

Para saber mais sobre esse movimento no Brasil e as cidades participantes, acesse o site da Bicicletada.

Algumas informações contidas aqui foram retiradas do Wikipédia. Leia mais aqui e aqui.