Bicicletada Recife – abril 2011

 

Quando foi feito o cartaz da Bicicletada, o mote que guiou a arte feita por Raísa era uma referência ao início da estação chuvosa no nordeste, particularmente no litoral, período de maior precipitação do ano. É também um brincadeira-reflexão ao momento otimista vivenciado pela galera que pedala em atividades cotidianas, passeia, ou compete de bicicleta e mora na Grande Recife.

Prestes a Bicicletear por aí...

Cada dia que passa, há mais e mais relatos sobre pessoas que querem comprar uma bicicleta nova ou de mais e mais pessoas entusiasmadas com a proposta do Movimento Bicicletada e querem participar. Dessa vez, além de chover ciclistas na última sexta-feira de abril na praça do Derby, choveram alguns patinadores de um grupo que organiza passeios. Todos afinados com a proposta, apitos em punho, gargantas a postos, camisas pintadas com stencils, bandeiras presas nos quadros e muita animacão, partiu a Bicicletada Recife em mais uma noite de chamar a atencão e reflexão.

"Menos carro, mais bicicleta, mais patins" foi gritado em Recife

O bom momento vivido pelo interesse crescente das pessoa em participar da Bicicletada e chamar a atenção por cidades mais humanas, por menos deslocamentos motorizados e mais deslocamentos humanizados está conseguindo passar sua mensagem agregando mais e mais pessoas, não so ao movimento mundial do fim do mês, mas na articulação para driblar o modelo de cidade que nos foi imposto, a superacão do paradigma rodoviarista.

O percurso como sempre foi tranquilo, pelas principais avenidas do centro do Recife, num horário em que não havia tanto engarrafamento, pois este havia sido trabsferido, enquanto motoristas fugiam da chuva que inundava as ruas de manguezais impermeabilizados, asfaltados com muita promessa de progresso que não vingou e deixou suas marcas, sentidas nas pessoas que enfrentavam as chuva para voltar para casa nos ônibus em vias de valorização. Algumas pessoas já apontam para os malucos que passam gritando “Mais adrenalina, menos gasolina”, outras sorriem, um ou outra acena e complementa o grito que vara a noite ecoa nos novos e velhos prédios da Boa Vista.

Num percurso de cerca de 9,0 Km (veja o LINK), belas paisagens, monumentos históricos, animação sobre 2 rodas ou 8 rodinhas, intervenções boêmias [viva o Bar Central e rua Mamede Simões!], todos compensavam a ausência pontual do bike som, gritando, apitando rindo bastante.

Ao final, mais um passeio de sucesso, abençoado com as lágrimas de São Pedro. Dessa vez, felizmente depois da Bicicletada, foi chuva de verdade e chuva de bike, pedalando na chuva para comemorar mais um dia de um movimento glorioso.

E viva a Bicicletada Recife!

Galera posando pra foto, antes de festejar a rua

Por: Lucio Flausino Dias-Junior

*O vídeo da Bicicletada do início do post foi filmado e editado por André Hora

Anúncios
Esse post foi publicado em Cicloativismo, Fotos, Notícias, Opiniões, Vídeos. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Bicicletada Recife – abril 2011

  1. enio PAiPA disse:

    simplesmente, SENSACIONAL!!!

  2. davi pires disse:

    relato emocionante, lúcio. Só me faz lamentar mais ainda não ter ido.
    Mas fico feliz de ver a causa indo pra frente, se equilibbrando, ganhando velocidade e confiança. Disparamos nesse caminho sem volta.

    abraço!

  3. Beto disse:

    Muito bom o post.

    Que venha a última sexta-feira de Maio…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s