De carona no SESC Pedalando pela Paz 2011

Para quem aguardou ansiosamente pelo passeio ciclístico organizado pelo SESC/PE, ocorrido no último domingo [17], teve muitas surpresas.

Ao chegar na praça do Campo Santo, em frente à unidade Santo Amaro do Serviço Social do Comércio [SESC], ciclistas das mais variadas cores, adereços e classes sociais aguardaram a saída do passeio, tendo à disposição a gama de serviços médicos, nutricionais e artísticos oferecidos pelo SESC.

Porém, a grande surpresa que as centenas – cerca de 500 pessoas de ciclistas tiveram foi a chuva, que enganou a todos aqueles que saíram de suas casas num belo início de manhã de domingo, que serviu como um elemento surpresa, dando um toque original, diferente da maioria dos percursos feitos sob sol a pina. Além disso, momentos de emoção e diversão ocorreram ao longo de todo percurso, com lama, alguns escorregões e quedas. Sempre sem graves consequências e acompanhados da solidariedade alheia e muitos sorrisos, inclusives dos que caíram.

Pedaleiras semipeladas se pintam

A “carona” da Bicicletada Recife acoteceu durante todo o passeio: na concentração, a ideia de realizar um intervenção, com ciclistas em trajes de banhos chamou a atenção e empolgou os demais participantes, a também fazer stencils em suas camisas, ou decorando suas bicicletas; ao longo do passeio, com a animação de apitos, gritos de guerra “mais amor, menos motor” e “quem gosta de bicicleta dá um grito!”, sempre acompanhados da manifestação de todos os participantes, seja ajudando em uma ou outra queda, ou conflito com motoristas [leia abaixo]. Em vários momentos, a organizacão do SESC informou aos participantes do endereço do site da Bicicletada Recife para quem quisesse entender melhor o que estava ocorrendo naquela manhã nublada.

Mais amor, menos motor!

Porém, alguns problemas também foram observados ao longo do passeio, como a pouca organização dos guias durante o trajeto percorrido. Em passeios como o “Pedalando pela Paz”, a presença de guias é importante para manter a coesão dos ciclistas, evitar atritos com motoristas, segurando os automóveis em cruzamentos, impedindo acidentes. Em alguns momentos, os batedores concentravam imdiatamente atrás da frevioca que puxava o passeio [veja vídeo aqui] e um número insuficiente  ao longo do passeio, fato que culminou com alguns problemas como a divisão dos grupos, um ciclista que foi atingido de leve por um carro em um cruzamento [veja vídeo no fim do post] e um ônibus que quase invade o “Pedalando” na rua da Aurora. Nesses momentos, não houves fatos lamentáveis ou danos a nenhuma das partes – muito disso, se deve a intervanção de participantes da Bicicletada intervindo, ajudando os acidentados ou conversando com motoristas, fazendo às vezes dos batedores ausentes nesses momentos.

No geral, apesar dos imprevistos, a VII edição do Pedalando pela Paz teve momentos que serão guardados na história de todos os que participaram. Além da participação de todos aqueles que desejam mostrar que bicicleta é mais do que meio de lazer, é meio de tranporte seguro, saudável e capaz de alegrar as pessoas. Por esse ponto de vista, a observação de um ciclista, de que “A precipitação de hoje nada mais é do que a emoção de São Pedro em ver tanta gente pedalando e animada” faz sentido.

Parabéns a todos e todas que semipelados ou não, contruibuíram, mesmo que por algumas horas, por mais bicicletas em Recife.

Adrenalina, suor e água.

Vídeos:


Relato de atropelado por carro durante o passeio
 
Pedalando pela Paz 2011, por Tomaz Lemos 

Por Lucio Flausino Dias-Junior.

Anúncios
Esse post foi publicado em Cicloativismo, Fotos, Notícias, Vídeos. Bookmark o link permanente.

4 respostas para De carona no SESC Pedalando pela Paz 2011

  1. enio PAiPA disse:

    Muito bom Lucio. Falou pouco, mas falou buniiitu!!! huahauhauhau!!!

    PS.: Acho que a outra foto que tou falando com o motorista é melhor, ENFIM!

  2. karla monique disse:

    QUE LINDOOOO QUE LINDOOO
    MAISSS AMORRR MENOSS MOTOORRR!!!

    TER IDO!
    eu queriaaaaaaaa!!! eu queriaaaaaaaaa!!

  3. junior disse:

    RAPAZ O QUE EU TENHOA DIZER SOBRE O VIII PEDALDNO PELA PAZ É QUE O DESTE ANO FOI D+ !!!!!!!!!!!!!!!!!!
    SUPER ADRENALINA SEM FALAR , TANBÉM DA CHUVA QUE COMO FOI OBSERVADO E VISTO NOS CICLISTA FOMOS PRIVILEGIADO POR ELA ???

    E VEMOS LOGO + NA FRENTE UMAS PEQUENAS INCIDENCIAS COMO ACIDENTE DE UM CARRO TER BATIDO EN UM RAPAZ E NDA DA TURMA DO APOIO DO EVENTO REALIZADO CHEGAR PRA AMENIZAR E AJUDAR E CONTINUANDO A FALAR QUE CADER A CTTU ESTE ANO EN , ESTE ANO NA MINHA OPINIÃO SO FALHOU NESTE 2 TERMOS PORQUE NO RESTO TA COMO SEMPRE INDO BEM E ANDANDO CERTO !!!!!!!!!!!!,

    FALOOOOOOO UM GRANDE ABRAÇO DE PRA VCS AI QUE FAZEM PARTE DA EQUIPE DO PEDALDNO PELA PAZ É O QUE EU DIGO EU SOU JUININHO DE SÃO LOURENÇO E QUERO DIZER QUE ESTAMOS AGUARDANDO A CHEGADA DO VIIII PEDALANDO PELA PAZ QUE VENHA URUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

  4. IVANILDO MARINHO DA SILVA disse:

    EU PARTICIPEI DESTE EVENTO A ACHEI MUITO BOM ,TODÁVIA HOUVE FALHA NA QUESTÃO DE SEGURANÇA, POIS NÃO HAVIA BATEDORES DURANTE O PERCURSO E ISTO CAUSOU ALGUNS TRANTORNOS , MAS NO GERAL FOI ÓTIMO COM CHUVA E TUDO UM ABRAÇO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s