Começam as discussões para implementar Plano Cicloviário Metropolitano

Os problemas do tráfego de automóveis na Região Metropolitana do Recife [RMR] estão alcançando níveis insustentáveis, com problemas de engarrafamento, acidentes, e desrespeito á legislação vigente, como o Código de Trânsito Brasileiro [CTB]. Há alguns anos, a reflexão sobre alternativas para melhorar a mobilidade urbana metropolitana ganhou espaço, com discussões e apresentação de propostas de alternativas para o uso principalmente voltado para o automóvel particular.
Há alguns anos, a bicicleta passa por um processo de afirmação, como um modal de transporte que pode ser utilizado na integração de sistemas de deslocamentos, facilitando a vida dos cidadãos de grandes áreas urbanas. O fato de ser um veículo pequeno, ágil, barato e não poluente auxilia na redução de vários problemas de trânsito.
Para tentar viabilizar com a parceria de ciclistas cotidianos e grupos de ciclistas, o arquiteto Marcelo Bione, coordenador do GT Ciclovias Metropolitanas, da Gerência de Ações Especiais da Secretaria das Cidades para um encontro com ciclistas da RMR para apresentar os primeiros passos do Plano Estratégico – Ciclovias Metropolitanas, com o objetivo de promover o uso da bicicleta, garantir a segurança nos deslocamentos ciclísticos metropolitanos, e integra-los aos diversos modais existentes, aperfeiçoando-os e tornando os deslocamentos ao longo da Região mais acessíveis e inclusivos.
No início dos anos 1990, Bione estava concluindo a graduação em Arquitetura e Urbanismo quando colaborou na elaboração do Plano de Ciclovias do Recife, proposto pelo então vereador do Recife, Byron Sarinho, imaginava que os deslocamentos de bicicleta pudessem estar perfeitamente inseridos nos deslocamentos metropolitanos. Depois de um tempo, na Secretaria Estadual das Cidades, tomou a responsabilidade de num primeiro momento inserir a infraestrutura cicloviária nos grandes projetos estaduais e paralelamente promover a inserção de malha cicloviária, planejamento e avaliação da malha cicloviária, bem como ações educativas, a inovadora proposta do Centro de Educação ao Ciclista.
Um grande acerto do senhor Bione foi poder ouvir os usuários de bicicletas da RMR, sobre a situação dos ciclistas na Região Metropolitana, bem como inclui-los nas discussões sobre a implementação do Plano EStatégico – Ciclovias Metropolitabas, o que mostras ser uma decisão acertada para que a aplicação dos recursos no sentido de dotar essa integrada e ampla de infraestrutura cicloviária possa ser implementada de forma a beneficiar o maior numero e usuários possível.
No final da primeira reunião, ficou acordado que os presentes procurassem os grupos ciclísticos nas demais cidades da RMR e convocassem-nos para acompanhar a discussão com os pontos levantados nesta primeira reunião e criar uma interface entre SECID e ciclistas para a efetivação do Plano Cicloviário Metropolitano.
Anúncios
Esse post foi publicado em Cicloativismo, Informes e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Começam as discussões para implementar Plano Cicloviário Metropolitano

  1. E não esqueçam que dia 26/Maio, 17h, tem a segunda reunião do grupo, se for possível, vamos tentar levar alguma coisa sobre os grupos das outras cidades. Se alguém mandar os nomes dos contatos nas cidades vizinhas, antes da reunião poderemos ter mais representatividade.

  2. Pingback: Tweets that mention Bicicletada Recife | Começam as discussões para implementar Plano Cicloviário Metropolitano -- Topsy.com

  3. Flora Matos disse:

    meu nome é Flora, faço mestrado em Psicologia Cognitiva na UFPE e gostaria de convidá-lo a participar da minha pesquisa. Estou estudando sobre a utilização das tag clouds e pensei em você porque vi que em seu blog não faz uso delas. A coleta é simples, serão entrevistas filmadas com dois blogueiros, um que utiliza e outro que não utiliza as tag clouds, realizadas na própria UFPE.

    Gostaria de participar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s