Relatoria da reunião pós-bicicletada (24/04)

A reunião pós-bicicletada rolou na praça de casa amarela, por trás do mercado.

– Delegação de tarefas
Sobre a delegação de tarefas, concordamos que o maior problema é na verdade as pessoas saberem o que as outras estão fazendo. Ou seja, um problema de comunicação. A idéia é que todos usem essa lista para dizer o que têm feito e o que pretendem fazer. Dessa forma, o movimento se constrói a partir de iniciativas individuais. Ou, como foi dito na reunião do dia 3 de Abril: a palavra de ordem é autonomia. Com o adendo agora de que não podemos deixar de nos comunicar e compartilhar as ações autônomas que estamos tomando.

– Erros apontados
. A propaganda em lojas de bike foi insuficiente. Aparentemente, só rolou em algumas lojas da Av Norte e nas da Caxangá. Isso deve ser reforçado nos próximos meses.
. O fato das reuniões serem muito distantes umas das outras foi apontado como problema. O ideal é gerarmos mais mobilizações, sejam de caráter prático ou de discussão, para manter o movimento agitado.

– Eficácia
. Foi questionada a eficácia da bicicletada pois, por ainda ter um número reduzido de participantes, não caberia no modelo atual de “protesto” – que requer mais gente. Nesse caso, estaríamos retrocedendo em relação às primeiras bicicletadas, que tinham mais
número.
. Sobre este retrocesso, os seguintes pontos foram levantados:
. a primeira bicicletada contou com a participação de vários movimentos e outros coletivos que vieram para conhecer e participar (como o gambiarra). Essa galera veio para conhecer, e não poderíamos mesmo contar com ela para as outras.
. a bicicletada tem se definido agora com um caráter mais político. Não é tão explosivo, festivo como outras mobilizações. Isso colaborou para afastar uma parte de quem veio nas bicicletadas anteriores.

– Coesão, ok.
. O grupo está mais coeso, agora. A última bicicletada rolou com uma fluidez muito maior. Um exemplo foi que nao teve “racha” entre os ciclistas quando surgiu a idéia de fechar a santos dumont. E quando foi pra abrir a faixa da esquerda, todos abriram sem problema. Discussões sobre atitudes de desobediência, como estêncil na rua, rolam mais abertamente.
. Isso é fruto não só da redução do grupo, mas também de um maior clima de respeito entre os participantes.
. Tendo “atingido” essa coesão, o próximo desafio do grupo é crescer em número, sem perder essa qualidade.

– Próximo desafio: crescimento!
. Para não largar a idéia da bicicletada, precisamos crescer. Em número, sim, mas sem perder a qualidade. Por isso, temos que fazer mais atividades coletivas, em espaços abertos (como a praça do derby) onde as pessoas possam participar e conhecer o movimento.
. Acolhida dos novatos: é importante que nas próximas bicicletadas, haja um momento específico onde possamos conversar com os novatos, e explicar para eles(as) as idéias da bicicletada, de que se trata, como se portar, e como conhecer mais sobre o grupo.

– Divergências
. Só porque há esse “núcleo duro” da bicicletada, coeso e com suas idéias, não podemos criar uma carapaça em volta do movimento. É importante ressaltar que TODO MUNDO pode contribuir com idéias e ações. Temos que nos abrir para isso se queremos manter o caráter educativo/agitador.
. Por isso é importante manter reuniões frequentes onde possamos discutir com as pessoas novas no grupo, ou mantê-las próximas fazendo mais atividades.
. Na acolhida, é importante “pedir” para que os novatos fiquem até o final, onde certas divergências que possam surgir sejam devidamente discutidas.

– Os cartazes da próxima bicicletada devem trazer tanto a data da bicicletada, como a data da reunião pré-bicicletada (22/05), para quem quiser tirar mais dúvidas e conhecer melhor as idéias possa aparecer.

– As próximas relatorias, incluindo essa, serão postadas na lista, no blog, e na comunidade do orkut.

– CALENDÁRIO DAS PRÓXIMAS ATIVIDADES
. 29/04, a próxima quarta-feira, às 19h, na Praça do Derby:
discutiremos o conteúdo dos panfletos, e começaremos a fazer os nossos próprios panfletos. Até lá, quaisquer sugestões que voces tenham, quaisquer textos que já tenham escrito, mandem para a lista.
. 08/05, 19h, na Praça do Derby: produção de material para a bicicletada. Levem o que tiverem de material para fazer cartazes, estencil, bandeira, camisa, lápis, régua, estilete, etc… a produção é muito eficiente.
. 22/05, 19h, na Praça do Derby: reunião pré-Bicicletada. Levem os novatos, para eles conhecerem melhor as idéias da bicicletada. A pauta ainda está por definir.
. 29/05: BICICLETADA DE MAIO!

qualquer retificação, ou assunto que tenha passado incompleto, favor corrigir.

Abraço,
Davi

Anúncios
Esse post foi publicado em Pautas. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s